top of page

Livros que abordam a temática do Nazismo:

A Menina que Roubava Livros

 

Publicado em 2006 pelo australiano Markus Zusak, o livro conta a história de uma garota que fora adotada em 1939 por uma família alemã que residia na cidade de Molching, na Alemanha, antes de ser atingida pelos horrores da guerra. Neste contexto, a menina Liesel procura entender, dentre outras questões, a presença de um homem judeu que vivia escondido no porão da casa.

O romance é importante pois revela que nem todos os alemães eram a favor do movimento nazista. Além disso, a partir do olhar de Liesel, o leitor consegue compreender o cotidiano de uma família que era contra o nazismo e a vida de uma pessoa pertencente a uma etnia que fora terrivelmente perseguida pelo sistema. Para fugir de uma realidade sofrida e cheia de bombardeios, Liesel busca refúgio na leitura, e é a partir daí que ela começa a roubar livros.

O Menino do Pijama Listrado

 

Do autor John Boyne, o livro mostra a história de uma família nazista sobre a perspectiva de um menino de 9 anos, Bruno. Filho de um oficial nazista, Bruno não sabe nada sobre o Holocausto, apenas lamenta que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa de Berlim e mudar-se para uma região isolada (onde seu pai podia controlar um campo de concentração). Da janela do seu quarto, o menino conseguia ver uma cerca, onde viviam centenas de pessoas vestindo sempre uniforme. Ao ir até lá escondido, Bruno começa uma amizade com um menino "de pijama listrado".

Ao mesmo tempo em que mostra a vida da família do oficial nazista, o romance narra as descobertas de uma criança sobre os horrores da guerra. O sucesso do livro foi tanto que a história saiu das páginas e foi parar nas telas: o livro foi adaptado para o cinema pelo diretor Mark Herman, em 2008.

O Diário de Anne Frank

 

O livro não é ficção, e sim um pedaço da realidade judaica em tempos de guerra. Escondida com sua família e outros judeus em um porão em Amsterdam durante a ocupação nazista nos Países Baixos, Anne Frank conta em seu diário a vida deste grupo de pessoas. Pelo olhar dessa menina de 13 anos, o leitor consegue entender os anseios de um judeu durante a Segunda Guerra Mundial.

O esconderijo foi descoberto em 1944, e Anne Frank morreu em um campo de concentração. Otto Frank, seu pai e único sobrevivente da família, publicou o diário da filha em 1947.

Filmes

Filmes que abordam a temática do Nazismo:

Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle.

 

Curiosidade: A Onda é baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a família de Shosanna Dreyfus é exterminada pelos Nazistas, ela foge para Paris com documentos falsificados dizendo que ela é dona de um cinema.

Aldo Raine é um tenente que organiza um grupo de soldados judeus para combater os nazistas. Durante uma missão, Shosanna e o grupo de Aldo Raine se encontram, mais a menina quer acabar sozinha com Hans Landa, o coronel que matou sua família.

 

Curiosidades: 

 

  • Christopher Waltz ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.

  • Ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Christoph Waltz), no Oscar 2010.

  • Foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

  • Bastardos Inglórios teve um orçamento de US$ 70 milhões.

     

Conta a história do criptoanalista inglês Alan Turing (Benedict Cumberbatch), considerado pai da computação moderna. Ele lidera uma tensa corrida contra o tempo ao ser convocado para o projeto Ultra, a fim de descobrir os códigos de guerra nazistas e, dessa forma, ajudar os aliados a vencerem a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, Turing precisa esconder sua homossexualidade, considerado crime na época.

 

Curiosidades:

 

 

  • O Jogo da Imitação venceu o Oscar 2015 de Melhor Roteiro Adaptado e foi indicado nas categorias: Melhor Filme, Direção (Morten Tyldum), Ator (Benedict Cumberbatch), Atriz Coadjuvante (Keira Knightley), Design de Produção, Trilha Sonora e Montagem.

  • O longa é baseado em fatos reais, narrados no livro Alan Turing: The Enigma, escrito porAndrew Hodges.

  • A homossexualidade de Alan Turing acabou descoberta e ele sofreu uma castração química para se “curar”. Isso o fez cometer suicídio com uma maçã envenenada com cianeto. Só em 2013 o governo inglês decidiu “perdoar” o matemático por sua homossexualidade.

  • O filme marca a estreia do norueguês Morten Tyldum em Hollywood. Tyldum é conhecido por ter dirigido Headhunters (2012).

  • O ator Charles Dance também está no elenco do filme. Um de seus papéis mais famosos é o de Lorde Tywin Lannister na série Game of Thrones.

     

Livros

bottom of page